Ação de saúde bucal leva qualidade de vida para socioeducandos

Expectativa da Seprev é que outros atendimentos sejam realizados na Unidade Básica de Saúde localizada no Complexo Socioeducativo

sexta, 22 de março de 2019 às 00h00

249

Texto de Géssika Costa

Fotos de Vítor Beltrão

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) iniciou nesta sexta-feira (22) uma série de atendimentos com foco na saúde bucal de média complexidade dos adolescentes atendidos pelas Unidades Socioeducativas de Alagoas.

A primeira ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde Dr. José Gonçalves Sobrinho, localizada no Complexo Socioeducativo, no bairro do Tabuleiro dos Martins, na parte alta de Maceió, e contou ainda com uma palestra sobre saúde bucal ministrada pelo dentista Francisco Simões.

Os atendimentos aos socioeducandos foram realizados através de uma parceira com dois especialistas na área bucomaxilofacial: os cirurgiões-dentistas Everaldo Souto e Rafaella Bittencourt, que realizaram os atendimentos de forma voluntária.

De acordo com Everaldo Souto, foram constatados problemas relacionados à lesão nos dentes e adequação dos nervos. “Tenho prazer em participar desse trabalho voluntário. Parabenizo a Seprev e espero contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos. Por aqui, alguns pacientes apresentaram problemas que só podem ser resolvidos com uma cirurgia mais avançada, por exemplo”, relatou o cirurgião-dentista Everaldo Souto.

A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, acompanhou os primeiros atendimentos aos adolescentes e ressaltou a importância do trabalho voluntário dos especialistas na UBS.

“Com o atendimento in loco evitamos o deslocamento desses adolescentes e assim priorizamos tanto a saúde quanto a segurança deles, sempre tratando com dignidade na promoção das medidas socioeducativas. Vale ressaltar que os socioeducandos têm à disposição na Unidade Básica de Saúde uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, dentistas, psiquiatras e outros especialistas”, enfatizou.

A superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Denise Paranhos, falou do perfil dos adolescentes atendidos pelas unidades. “Geralmente eles chegam aqui com diversos problemas relacionados à saúde bucal devido, infelizmente, ao uso de algum tipo de entorpecente e é por meio dessas ações que podemos promover um atendimento mais específico”, contou.

A Seprev, por meio da Sumese, deve concretizar em breve outros tipos de parcerias na área da saúde com universidades públicas, faculdades privadas e outras instituições de Alagoas. 

Álbum de Imagens


Últimas Notícias