ASSISTÊNCIA PÓS-MEDIDA

2º Encontro Interinstitucional debate medidas socioeducativas em meio aberto

Evento promovido pela Seprev reuniu técnicos da assistência social da região Norte de Alagoas

Everton Dimoni

quarta, 05 de junho de 2024 às 13h05

46

Vitória Ester Costa

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitória Ester Costa

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta terça-feira (4), o 2º Encontro Interinstitucional de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e Extensão de Medida. O evento reuniu técnicos da assistência social de vários municípios da região Norte, fomentando o debate sobre as práticas eficazes e os desafios enfrentados no fortalecimento dessas medidas.

Em Alagoas, os egressos do Sistema Socioeducativo são assistidos pelo programa Pega a Visão, que busca estimular o desenvolvimento e autonomia, garantir direitos e prevenir a reincidência infracional. O assessor técnico do programa, Walter Araújo, ressaltou a importância do encontro interinstitucional para a interlocução entre as políticas públicas e o aperfeiçoamento deste serviço em todo território alagoano.

“Esses momentos são importantes para a integração entre os municípios que prestam esse tipo de atendimento nos 102 municípios alagoanos. É uma oportunidade para que esses profissionais conheçam mais a fundo o programa Pega a Visão e suas atribuições, de forma a integrar esses serviços e fornecer um atendimento ainda mais eficiente”, afirmou Walter Araújo.

As exposições abordaram tanto a aplicação das medidas socioeducativas quanto a assistência pós-medida, evidenciando temas pontuais como educação, qualificação profissional e prevenção à reincidência infracional.

Adriana Barbosa, psicóloga do Creas em Porto Calvo, comenta que a articulação entre os diferentes setores é fundamental para o êxito da reinserção social deste público. “Quando o adolescente deixa a medida socioeducativa, muitas vezes fica ocioso e sem perspectiva para o futuro. A proposta do programa Pega a Visão é apresentar a esse jovem oportunidades práticas para que ele construa um novo projeto de vida, longe dos erros do passado”, comentou a psicóloga.

O secretário executivo da Seprev, Fábio Oliveira, enfatizou o compromisso do Governo do Estado em promover eventos de formação continuada que visem aprimorar as políticas de prevenção à violência, em especial, aquelas voltadas para reinserção social do público oriundo do Sistema Socioeducativo de Alagoas.

“É muito difícil para os municípios desenvolverem programas de prevenção à violência e reinserção social de forma isolada, por isso eventos como este são tão importantes. Queremos mostrar para o jovem egresso do sistema socioeducativo que ele faz parte da sociedade e que pode contar com o Estado para auxiliá-lo”, afirmou o secretário.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias