Programas


  • CALL CENTER ( SEPREV )

          0800.280.9390 é o atendimento da Seprev para denúncias no âmbito estadual.Em caso de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, Para acolhimento à Dependentes químicos e atendimento geral.

  • REDE ACOLHE

            Considerando o objetivo de interferir nos crescentes índices de criminalidade, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) iniciou as atividades do Projeto de acolhimento a dependentes químicos, denominado “Rede Acolhe”, com a atribuição de fortalecer ações de inclusão e resgate social de pessoas com dependência química que têm uma relação estreita com os índices de violência no Estado.

            O Projeto foi desenvolvido a partir da concepção de ser a dependência química um estilo de vida com danos sociais elevados e não somente o uso exagerado de determinada substância psicoativa. Procura-se contemplar a multifatoriedade na origem do consumo de drogas. O projeto é de acolhimento por considerar-se necessária a parada de consumo drogas e saída do local de risco social elevado, com o objetivo de promover o equilíbrio do dependente, seu acolhimento, proteção e oferecer possibilidade de reestruturação física e social. Todo o projeto é consentido pelo usuário e pela família. Tem como público alvo homens e mulheres em consumo ativo de drogas, a partir de 12 anos de idade, que tenham vulnerabilidade social e desejo de abstinência de drogas, e que não possuam comorbidade física ou mental grave em atividade que inviabilize sua permanência no ambiente de tratamento.

Centro de Acolhimento para Pessoas Dependentes Químicas de Maceió

Endereço: R. Cap. Samuel Lins, 124 - Farol, Maceió - AL, 57051-130, Brazil

Telefones: 0800 280 9390, 3315-1913

Cidade: Maceio

Centro de Acolhimento para Pessoas Dependentes Químicas de Arapiraca

Email: atendimentocentrodeacolhimento@hotmail.com

Av. Deputada Ceci Cunha, 246 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-085, Brazil

coordenacaoacolhearapiraca@gmail.com

0800 280 9390 / 3539-8441

Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química de Santana do Ipanema

Endereço: Rua Cel. Lucena Maranhão, 60

e-mail: acolhesantana@gmail.com

Telefone: 3261-1310 e 0800-280-9390

Centro de Referencia em Reinserção Social e Produtiva Para Dependentes Químicos

Av. Tomás Espíndola, 101 - Farol, Maceió - AL, 57051-190

e-mail: reinsercao.acolhe@gmail.com

Telefone: 33153033

Acompanhamento para Reinserção de Dependentes Químicos -Agentes da Paz

Atendimento aos Dependentes Químicos em recuperação oriundos da Rede Acolhe que concluíram o acolhimento para inserção/ reinserção social e produtiva.

EQUIPES VOLANTES DE ATENDIMENTO A DEPENDENTES QUÍMICOS

            Equipes compostas de assistentes sociais e psicólogos que, em visita domiciliar, oferecem orientação e ajuda às famílias e/ou aos dependentes químicos sobre as possibilidades de recuperação, demais serviços prevenção ao uso abusivo das drogas e encaminhamentos junto aos diversos equipamentos que se relacionam com o problema. Também atuam no trânsito dos dependentes e familiares até às comunidades acolhedoras.

            Este serviço funciona a partir do contato telefônico gratuito (0800-280-9390), solicitação no próprio Centro de Acolhimento (Rua Capitão Samuel Lins, 124 - Farol  - Maceió-AL) ou através dos diversos parceiros da Seprev, com destaque para as bases comunitárias da Polícia Militar.

CIDADÃO LEGAL

O Cidadão Legal é um programa de facilitação para retirada de documentos para dependentes químicos, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e crianças e adolescentes vítimas de violência.

  • CASA DE DIREITOS

A Casa de Direitos é um espaço agregador, que oferta serviços como o Núcleo de Justiça Comunitária, Mediação de Conflitos, emissão de documentos, capacitações, etc.

Casa de Direitos Maceió

Jacintinho, Maceió 

  • Núcleo da Justiça Comunitária (NJC)
  • Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT)
  • Núcleo de Prevenção à Violência e Garantia de Direitos (NPGD) 
  • Projeto Respeita meu nome ( Para o Público LGBTQIA+ )
  • Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência - (NAMVV) ARAPIRACA
  • Parcerias com Defensoria Pública do Estado e Tribunal de Justiça de Alagoas

casadedireitosdemaceio@gmail.com

98804-4062 / 3315-8231

Núcleo de Atendimento ao Trabalhador

98705-7421 /3315-8210

  • Casa de Direitos Arapiraca

Rua Joao Paulo II 55 Alto do Cruzeiro , Arapiraca-Alagoas

casadedireitosarapiraca@gmail.com

82987522261

Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência - (NAMVV) ARAPIRACA

namvv.seprev.al@gmail.com

82 8705-7421

Núcleo de Justiça Comunitária 
Cidadão Legal 
Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência 
Parceiros:
Defensoria Pública 
Tribunal de Justiça- CEJUSC
Instituto de Identificação

  • PROGRAMA RONDA NO BAIRRO

O Programa Ronda no Bairro atua em perímetros delimitados com patrulhas compostas por um militar da reserva e um da ativa pertencentes à Polícia Militar de Alagoas e/ou ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, além de um civil egresso das Forças Armadas. Estes, por sua vez, atuam nas modalidades a pé, carro, moto e bicicleta; e têm como pilares de serviço a segurança de proximidade, a abordagem social e comunitária, a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Além das abordagens de proximidade realizadas pelas patrulhas, o programa possui uma equipe de Articulação e Mobilização Social composta por psicólogas e assistentes sociais que são responsáveis pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos competentes.

AVENIDA PROFESSOR, R. Santos Ferraz, 303 Poço

admrondanobairro@gmail.com

8298884-4760

Ronda no Bairro Orla - 82-98884.9043
Ronda no Bairro Centro --82-98884.7571
Ronda no Bairro Jacintinho -82-98884.7539
Ronda no Bairro Benedito Bentes-82-98884.6993
Ronda no Bairro Abordagem Social-98884.7977

  • Superintendência de Medidas Socioeducativas-SUMESE

A SUMESE ( Superintendencia de Medidas Socio Educativas) tem como missão atender Adolescentes e jovens envolvidos(as) e/ou autores em Ato Infracional em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade, bem como de Internação Provisória e Atendimento Inicial, em conformidade com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e o SINASE. O atendimento socioeducativo visa o retorno desses(as) adolescentes à sociedade, resgatando os direitos que lhes foram postergados, com uma postura de dignidade e perspectivas de um novo projeto de vidaA SUMESE tem como missão atender Adolescentes e jovens envolvidos(as) e/ou autores em Ato Infracional em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade, bem como de Internação Provisória e Atendimento Inicial, em conformidade com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e o SINASE. O atendimento socioeducativo visa o retorno desses(as) adolescentes à sociedade, resgatando os direitos que lhes foram postergados, com uma postura de dignidade e perspectivas de um novo projeto de vida.

UIPM - Unidade de Internação Provisória Masculina( Capital )

UIPM- Unidade de internação Provisória Masculino (Pilar)

UIM- Unidade de Internação Masculina 1 e 2

UIME A e B - Unidade de Internação Masculina Extensão

UIME II- Unidade de Internação Masculina Extensão

UIME III- Unidade de Internação Masculina Extensão

UIJA- Unidade de Internação de Jovens e Adultos

UIJA II- Unidade de Internação de Jovens e Adultos

UIJA III- Unidade de Internação de Jovens e Adultos

UIF- Unidade de Internação Feminina

USM I- Unidade de Semi Liberdade

USM II Rio Largo- Unidade de Semi Liberdade

UDQ- Unidade de Acolhimento de Dependência Química

 

  • Programa de Acompanhamento dos Egressos do Sistema Socioeducativo (Pega a Visão)

O intuito é promover a integração do adolescente/jovem egresso à sociedade e ao seio familiar, seu acesso a direitos fundamentais e, principalmente, alternativas distintas ao ato infracional.

Quando o adolescente deixa a medida socioeducativa, ele continua sendo acompanhado pela equipe do programa Pega a Visão e a partir de agora terá a oportunidade de se capacitar para a vida profissional. Essa preparação para o mercado de trabalho amplia as chances de uma reinserção social efetiva, na medida em que promove empregabilidade, geração de renda e o protagonismo dos adolescentes, tornando-os agentes transformadores de sua realidade.

O programa Pega a Visão busca a inclusão social e profissionalizante desses jovens. É um marco histórico para o Estado de Alagoas e para o nosso sistema socioeducativo. Com isso estamos fortalecendo o trabalho de prevenção a violência, uma vez que a capacitação profissional irá impedir que o jovem retorne ao sistema socioeducativo ou vá para o sistema prisional, caso seja maior de idade. Para nós é uma grande satisfação implantar esse programa de forma a contemplar os 102 municípios alagoanos.

AVENIDA DURVAL DE GOES MONTEIRO, S/N TABULEIRO DOS MARTINS, CEP 57081-600

sumese@paz.al.gov.br

82.3315.1054