BOTÂNICO MIRIM

Ronda no Bairro participa da 2ª edição de projeto conscientização ambiental para crianças

Lançado nesta quarta-feira (27), no Palácio República dos Palmares, Botânicos Mirins visa transformar crianças em multiplicadores do conhecimento

Luciano Milano

quarta, 27 de setembro de 2023 às 15h20

249

Victor Lopes

Texto de Luciano Milano

Fotos de Victor Lopes

 

Representantes do Ronda no Bairro participaram, nesta quarta-feira (27), da solenidade de lançamento da 2ª Edição do Projeto Botânico Mirim, de iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O evento ocorreu no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió. As crianças do Jacintinho, atendidas pelo Ronda com o Projeto Patrulheiros Mirins, já participaram da primeira edição, que aconteceu entre abril e junho deste ano.

“Desta vez, 16 meninos e meninas vão participar desta nova edição. A iniciativa do IMA é bastante importante, porque trabalha de maneira muito especial a conscientização ambiental nas crianças”, destacou Vanessa Castro, chefe da Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro.

A segunda edição do Botânico Mirim terá duração de dois meses, com a realização de diversas atividades, como visitação a áreas de reserva ambiental, aulas práticas em laboratórios do próprio IMA e o contato direto com espécimes da flora brasileira e alagoana.

“Serão 12 encontros presenciais, sendo 10 deles repletos de atividades práticas e educativas. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre preservação de maneira lúdica e integrada, em parques, unidades de conservação e instituições. Eles também poderão se aventurar em trilhas e visitas, sempre ao lado de profissionais e dos responsáveis que quiserem acompanhar os pequenos durante as ações”, explica Maria Helena Nascimento, coordenadora do Programa do IMA.

Também conforme o órgão, as inscrições para o projeto foram realizadas de forma gratuita e online, assim como por meio de formulário disponibilizado nas redes sociais e site do próprio IMA. No total, foram 60 vagas para crianças entre 9 a 12 anos, mais cadastro de reserva.

“Hoje foi uma oportunidade de conhecer todas as crianças que vão participar do. Elas receberam os kits que serão utilizados durante os dois meses de atividades. Um de nossos objetivos é fazer com que essa nova geração não repita o que as atuais fazem com o meio ambiente que, infelizmente, tem destruído nossa natureza. Para isso, a parceria com o Ronda no Bairro é fundamental”, afirmou a coordenadora.

“A parceria Ronda/IMA é de extrema importância para os nossos patrulheiros mirins, já que transforma crianças em multiplicadores do conhecimento e, com isso, elas poderão repassar o que vão aprender durante o Projeto para a própria família, para os coleguinhas da escola, da rua onde moram e a consequência será um mundo bem melhor. Sou otimista quanto a isso”, destacou a subcomandante do Ronda no Bairro, tenente Camila Albuquerque.


Últimas Notícias