» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 OUTUBRO Ação integrada leva orientações sobre uso de álcool e outras drogas a jovens
31/10/2020 - 12h39m

Ação integrada leva orientações sobre uso de álcool e outras drogas a jovens

SSP, Poder Judiciário, 1ºBPM e diversos órgãos da Prefeitura participaram da iniciativa

Ação integrada leva orientações sobre uso de álcool e outras drogas a jovens

Texto e fotos: Géssika Costa

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência integrou na noite dessa sexta-feira (30) uma ação na parte baixa da capital alagoana, em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, a Chefia de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, a Guarda Municipal, o Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social.

A iniciativa, que percorreu as Praças Padre Cícero e Santa Tereza, nos bairros Vergel do Lago e Ponta Grossa, respectivamente, teve como objetivo levar orientações sobre o uso de álcool e outras drogas ao público adolescente que frequenta os espaços urbanos para se divertir e dançar o passinho, ritmo muito comum entre os jovens atualmente.

Capitão Cardoso orientando as equipes

Antes de promover a ação, uma reunião foi realizada na sede do 1ºBPM, no Dique Estrada, com orientações do oficial de operações do 1ºBPM, capitão Cardoso e do tenente Alex, da Chefia de Prevenção da SSP.

Além das orientações repassadas ao público presente por meio de panfletos, as equipes envolvidas promoveram seus trabalhos não só pelas praças como pelas ruas vizinhas. As Superintendências da Criança e do Adolescente e  de Prevenção à Violência também fixaram cartazes educativos nas paredes dos estabelecimentos comerciais e conversaram com os donos dos locais sobre a legislação que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

.

Representando a ação pela Secretaria, Walter Araújo, da SCA, explicou que a iniciativa é importante para conscientizar o público sobre os riscos do consumo do álcool e outras drogas.

“Sobre a questão do álcool está na lei que o produto não pode ser consumido por crianças ou adolescentes. Além disso, é relevante também conscientizar sobre as drogas ilícitas e suas consequências, visto que este momento de transição para a fase adulta precisa ser ainda mais acompanhado pela família, pela sociedade e, claro, pelo Estado. Criança e adolescente são prioridades na Constituição”, argumenta Araújo.

O oficial de operações do 1º BPM, capitão Cardoso, destacou a integração entre os órgãos como primordial para a promoção da Segurança Pública e consequente bem-estar social de todos.

“Avalio como uma ação muito positiva entre todos os entes presentes. A gente fica muito feliz com a satisfação dos adolescentes de terem recebido essas orientações de todos os órgãos. E, inclusive, muitos deles pedindo ajuda para sair do mundo das drogas. É por isso que precisamos realizar o nosso trabalho de tirar essas pessoas que se infiltram no mundo dos jovens para aliciá-los. A PM, o comandante do Batalhão e todos agradecem”, ressaltou o oficial.