» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Setembro Comunidades são capacitadas para melhor acolher os dependentes químicos
02/10/2019 - 11h21m

Comunidades são capacitadas para melhor acolher os dependentes químicos

Seprev participou de evento, promovido pela União das Comunidades Acolhedoras de Alagoas – Fratercom, em Arapiraca

Comunidades são capacitadas para melhor acolher os dependentes químicos

.

Texto e fotos de Géssika Costa

A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, participou nessa quarta-feira (25) de um encontro promovido pela União das Comunidades Acolhedoras de Alagoas (Fratercom).

O evento ocorreu no salão paroquial da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro de Arapiraca e teve o objetivo de aprimorar o trabalho de técnicos, monitores e conselheiros terapêuticos das 22 comunidades acolhedoras que integram a Fratercom.

.

Integrando as discussões no evento, o ex-deputado federal, idealizador da Rede Acolhe e relator da Nova Lei de Drogas, Givaldo Carimbão, palestrou sobre o histórico do trabalho executado pelo Governo do Estado há dez anos.

“Um projeto que nasceu com apenas três comunidades, hoje conta com 35 e que já atendeu quase 30 mil pessoas nesse período. Antes tínhamos apenas 200 vagas para dependentes químicos por ano e hoje atendemos cerca de 2 mil. Além disso, a partir do governo Renan Filho todo esse trabalho foi intensificado com a criação dos Agentes da Paz e do Centro de Reintegração Social e Produtiva nos colocando na vanguarda não apenas para o Brasil, mas para o mundo”, destacou.

Para a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a capacitação promovida pela Fratercom é fundamental para qualificar cada dia mais o trabalho das comunidades.

“É uma grande oportunidade de aprimorar o que vem sendo feito e assim contribuir para que as pessoas que estejam atendidas possam se recuperar e voltar ao convívio da família ao final do tratamento”, explicou.