Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Dezembro Socioeducandos de AL terão acesso a programas de qualificação do Sebrae
10/12/2019 - 10h39m

Socioeducandos de AL terão acesso a programas de qualificação do Sebrae

A parceria é fruto do Selo Amigo da Socioeducação

Socioeducandos de AL terão acesso a programas de qualificação do Sebrae

.

Em Alagoas, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas terão acesso a programas de qualificação oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesta quinta-feira (7), uma equipe da entidade visitou o Complexo de Internação, localizado no bairro da Santa Lúcia, para conhecer a realidade dos jovens e avaliar quais serão as formas de atuação desenvolvidas.

A parceria surgiu através do Selo Amigo da Socioeducação, proposto pelo Ministério Público do Estado de Alagoas para certificar instituições que desenvolvem ações de responsabilidade social junto ao sistema socioeducativo. Atualmente, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) atende cerca de 340 adolescentes, entre 13 e 21 anos de idade, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

.

As ações imediatas do Sebrae incluirão a oferta de mobílias e a realização de um evento de natal para os socioeducandos, mas a proposta é mobilizar os profissionais para o atendimento contínuo aos jovens a partir de janeiro de 2020, como explica a gerente da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, Silvia Chamusca.

“Hoje, trouxemos o Comitê de Sustentabilidade do Sebrae, além de gerentes, analistas e técnicos de diversas áreas, como Agronegócio, Indústria e Soluções em Educação Empreendedora, com o objetivo de construir uma proposta de atendimento continuado a esses meninos. Fomos sensibilizados desde o primeiro momento e ficamos felizes com a organização das Unidades de Internação, que todos consideramos como modelo; temos certeza que essa parceria irá impactar positivamente a vida os adolescentes”, afirmou.

Uma das principais ações a serem implementadas no início do próximo ano é o Programa de Educação Empreendedora, que estimula o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes empreendedoras, conectando os jovens a conteúdos inovadores, metodologias ágeis e ferramentas capazes de estimular novas formas de pensar e agir.

“Entendemos que isso irá ajudá-los a se reinserir no mercado de trabalho por meio do auto emprego. Os adolescentes, de todos os níveis de ensino, serão apresentados à educação empreendedora através de conteúdos e metodologias voltados para projetos de vida, e não apenas para a criação de negócios”, ressalta Silvia.

Para a superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, a parceria com o Sebrae irá fortalecer o atendimento aos adolescentes, tornando-os aptos a ingressar no universo profissional e estimulando o interesse na construção de um projeto para a vida.

“Este é um trabalho contínuo de construção e resgate desses adolescentes que em algum momento de suas vidas entraram em conflito com a lei. O Sebrae vem somar forças a este desafio e tenho certeza de que será uma parceria muito proveitosa”, declarou Denise.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência