» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Sepaz e Semas alinham trabalho para atender população de rua
16/12/2014 - 09h38m

Sepaz e Semas alinham trabalho para atender população de rua

Dependentes químicos em situação de rua terão triagem agilizada no Acolhe Alagoas

Sepaz e Semas alinham trabalho para atender população de rua

Assessoras da Semas foram recebidas pelo secretário Adalberon Júnior e pelo superintendente Luan Gama (foto: Ascom/Sepaz)

Mariana Lima

Em reunião no fim da tarde desta segunda-feira (15), a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) alinharam o fluxo de trabalho conjunto para agilizar o atendimento de dependentes químicos em situação de rua na triagem do Acolhe Alagoas.

O objetivo é que tais moradores sejam identificados e atendidos mais rapidamente, diminuindo obstáculos e possíveis desculpas para que continuem no uso da droga e nas ruas. Para isso, foi estabelecida uma linha telefônica direta entre as equipes de Abordagem Social da Semas e a Superintendência de Políticas sobre Drogas da Sepaz.

“O que procuramos aqui é uma forma de nossas equipes trabalharem em conjunto para fazer com que, do momento em que essa pessoa decida pela recuperação, ele seja rapidamente encaminhado para a triagem, pois se ficar na rua para ir no outro dia, pode ir para outro lugar e não ser encontrado pelos profissionais da Abordagem Social no dia seguinte”, explicou Arabella Mendonça, assessora especial da Semas.

A diretora de Proteção Social Especial da Semas, Ariella Belo, explicou que não buscam atendimento preferencial, mas agilidade no contato entre os profissionais das duas secretarias, o que foi acordado com Luan Gama, superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz.

“Já temos contato com os profissionais do albergue municipal, chegamos até a fazer uma ação dos Anjos da Paz lá. Vou mobilizar nossa equipe e, se acharmos que pode facilitar a integração, até marcar uma reunião com os profissionais da Semas”, disse Luan.

Trabalho em conjunto

A visita da Semas também veio apresentar para a Sepaz uma campanha de promoção da cidadania que o município irá lançar em breve. Dentre as ações apresentadas, está a identificação e contato com a família e acompanhamento após acolhimento, com reforço para o encaminhamento à escolarização e ao mercado de trabalho – atividades até agora realizadas pela Secretaria da Paz.

Segundo o secretário Adalberon Sá Júnior, a integração dos serviços é de extrema importância para a população em situação de rua. “É um público que agrega características dos serviços tanto da Sepaz como da Semas, mas que muitas vezes fica invisível ar aos outros serviços. Atendê-los é uma ação de resgate da cidadania e também prevenção da violência, uma vez que interferimos nesse ambiente de extrema vulnerabilidade”.