Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 JUNHO Setembro Unidades de Internação recebem mais de 200 livros do Sesc Alagoas
29/09/2020 - 14h34m

Unidades de Internação recebem mais de 200 livros do Sesc Alagoas

Leitura tem se destacado como meio pedagógico promissor para a formação cidadã dos adolescentes

Unidades de Internação recebem mais de 200 livros do Sesc Alagoas

 

As bibliotecas do sistema socioeducativo de Alagoas receberam um reforço em seu acervo através de uma parceria com o Sesc Alagoas. A instituição entregou às Unidades de Internação, coordenadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), mais de 200 livros e gibis de excelente qualidade que serão utilizados na educação dos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação do Estado.

A gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), Cássia Moreno, destaca que o setor pedagógico desenvolve um projeto promissor com os adolescentes chamado Clube de Leitura e que as obras disponibilizadas pelo Sesc irão fortalecer este trabalho. “A leitura traz a possibilidade de o adolescente resinificar sua caminhada, desde o gibi que é um excelente alfabetizador, até os grandes livros de romance, autoajuda e desenvolvimento pessoal. Cada história permite que o adolescente faça uma comparação com sua própria vida e veja que existem outras formas de caminhar”, afirmou.

Clássicos da literatura nacional e internacional, como Graciliano Ramos, José de Alencar, Érico Veríssimo, Aldous Huxley e José Saramago, estão entre as obras que serão disponibilizadas aos socioeducandos. No momento da entrega, o representante do Sesc Alagoas, Eduardo de Melo, ressaltou que os livros tem o poder de expandir os horizontes e trazer novo sentido para a vida dos adolescentes.

“A gente recebeu o apelo muito válido do Ministério Público para iniciar uma campanha de sensibilização da sociedade para a doação dos livros. Achamos fantástico, pois entendemos que a leitura é um processo transformador que oferece novas perspectivas, principalmente para os jovens que precisam desse apoio para se reintegrar à sociedade”, disse Eduardo.

A parceria com o Sesc surgiu a partir do projeto Roda de Conversas, de iniciativa do Ministério Público Estadual e que tem aproximado o Poder Judiciário do sistema socioeducativo durante o período de pandemia. Nas sessões virtuais com o Judiciário, foi discutida a suspensão das aulas para os socioeducandos em virtude das medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19, e o trabalho com a leitura se mostrou a alternativa pedagógica ideal.

A titular da 12ª Promotoria de Justiça da Capital, Marília Cerqueira, é autora do projeto e tem se dedicado com afinco no desenvolvimento de ações de responsabilidade social junto ao sistema socioeducativo. Marília ressalta que a responsabilidade na garantia dos direitos elementares da criança e do adolescente não é exclusiva do poder público e que trabalhar por um futuro melhor para a sociedade alagoana é responsabilidade de todos.

“Nós estamos propondo que a sociedade comece a olhar para a socioeducação não com os olhos do estigma, mas com os olhos da corresponsabilidade, entendendo que ela de fato pode contribuir para a transformação na vida desses jovens. Precisamos acreditar e investir para enfrentar o que está lá fora, e o processo educativo é de grande importância nesse enfrentamento”, falou a promotora.

Para o supervisor de Cultura, Esportes e Lazer da Sumese, Thiago Santos Silva, o incentivo e a prática da leitura trazem resultados que vão além do desenvolvimento cognitivo dos adolescentes.

“A medida socioeducativa tem esse objetivo maior que é trazer a mudança real para os socioeducandos, criando junto com eles um novo projeto de vida e fazendo com que o adolescente que cometeu um ato infracional retorne à sociedade como um cidadão transformado, apto a exercer seus direitos e cumprir com seus deveres”, concluiu Thiago.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência