Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 JUNHO Setembro Secretaria de Prevenção à Violência promove reunião sobre Sipia
01/09/2020 - 16h39m

Secretaria de Prevenção à Violência promove reunião sobre Sipia

Encontro ocorreu na última semana e integra agenda de cursos da Secretaria

Secretaria de Prevenção à Violência promove reunião sobre Sipia

.

Texto: Géssika Costa

Foto: Print da Reunião

 

A  Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu na última quarta-feira (26) a primeira reunião de alinhamento para coordenadores técnicos municipais do Sistema Para Infância e Adolescência, o Sipia.

 

O encontro, online em virtude da pandemia da Covid-19, teve como objetivo capacitar técnicos sobre a importância do Sipia e os primeiros passos para  a implantação da ferramenta nos municípios.

 

Reunindo 40 representantes das cidades alagoanas, a capacitação integra a agenda de treinamentos proporcionada pela Seprev ao longo de 2020.  A perspectiva, segundo o Coordenador  Técnico Estadual do Sipia, Walter Araujo, é que até o final deste ano todos os conselheiros tutelares estejam capacitados e prontos para desempenharem suas funções por meio do Sistema.

 

 "A reunião é de grande importância para o nivelamento dos municípios na utilização do Sistema. A efetiva implementação deste reflete em bons resultados na construção de políticas públicas direcionadas ao público infantojuvenil e na agilidade e informatização do atendimento de conselheiros tutelares em todos os municípios de Alagoas”, pontua o coordenador.

.

Ainda segundo Araujo, para respeitar as diretrizes de distanciamento social estabelecidas pelos órgãos de saúde pública, todas as ações ocorrerão a distância enquanto durar a pandemia.

“Ao final da capacitação os coordenadores já começam a atuar nas suas respectivas cidades. Esse foi apenas o primeiro encontro, mas outros ocorrerão, de maneira online, com toda a segurança sanitária e o distanciamento necessário para evitar aglomeração”, ressalta.

Sobre o Sipia

O Sistema de Informação para Infância e Adolescência - SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informação sobre a promoção e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/90), criado em 1997, no contexto da Política de Direitos Humanos e gerido, a partir 2003, pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência