Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 JUNHO Setembro Rede Acolhe atende 35 dependentes químicos no primeiro dia após retomada dos serviços presenciais
29/09/2020 - 11h21m

Rede Acolhe atende 35 dependentes químicos no primeiro dia após retomada dos serviços presenciais

Centros de Acolhimentos em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema são portas de entrada para comunidades acolhedoras

Rede Acolhe atende 35 dependentes químicos no primeiro dia após retomada dos serviços presenciais

 

Os três Centros de Acolhimento de Dependentes Químicos de Alagoas, situados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, retomaram suas atividades presenciais, nesta segunda-feira (28), após quase seis meses em atendimento remoto devido à pandemia do novo coronavírus. Somente no primeiro dia, 35 dependentes químicos já foram atendidos de forma voluntária.

De acordo com o artigo 3º do Decreto de Nº 71.258 de 22 de setembro de 2020 ficou autorizada a abertura de todos os centros de acolhimento que fazem parte da Rede Acolhe do Estado de Alagoas, o que inclui ainda o Centro de Referência em Reinserção Social de dependentes químicos.

Uma das primeiras ações após a retomada do atendimento presencial dos Centros de Acolhimento de Dependentes Químicos será uma busca ativa dos Anjos da Paz na região da orla de Maceió, em especial nas proximidades da Lagoa da Anta, onde nota-se um grande aumento de pessoas no uso das drogas e em situação de rua.

Segundo a secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt, o retorno do atendimento presencial vai proporcionar uma maior atenção ao dependente químico, sobretudo aqueles que vivem em situação de rua. “Com a pandemia notamos um aumento destas pessoas fazendo uso de drogas em ruas e praças. Com isso, articulamos com o governador Renan Filho a retomada dos serviços presenciais, sempre pensando em ajudar quem mais precisa”.

Medidas de segurança

Os equipamentos voltaram a funcionar seguindo o Plano de Retorno das Atividades e Atendimento ao Público elaborado pela Seprev e publicado no Diário Oficial por meio da Portaria Nº 86/2020, de 10 de setembro de 2020.

Estão sendo adotadas medidas de segurança como o distanciamento correto de estações de trabalho, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel, sanitização e higienização constante do ambiente, dentre outros.

Os Centros de Acolhimento de Dependentes Químicos e o Centro de Reinserção Social funcionam de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência