Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Novembro Banda Afrodara se apresenta no Memorial Quilombo dos Palmares
22/11/2019 - 16h00m

Banda Afrodara se apresenta no Memorial Quilombo dos Palmares

Grupo de percussão é formado por adolescentes da Unidade de Internação Feminina (UIF)

Banda Afrodara se apresenta no Memorial Quilombo dos Palmares

.

No dia 20 de novembro, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), promoveu a participação da banda percussiva Afrodara, formada exclusivamente por socioeducandas de Alagoas, na tradicional celebração do Dia Nacional da Consciência Negra realizada no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na histórica Serra da Barriga.

Situado a cerca de 9 km do município de União dos Palmares, zona da mata de Alagoas, o local é reconhecido como Patrimônio Cultural do Mercosul desde 2017 e reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de luta pela liberdade do povo afro-brasileiro: a história do Quilombo dos Palmares.

Para a superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, a visita à Serra da Barriga é um meio para a valorização pessoal e o resgate da autoestima das adolescentes. “É uma oportunidade de refletirmos sobre o grande legado do povo negro para a construção da nossa história e promover ações de combate ao preconceito racial e valorização da cultura afro”, comenta.

A jovem K.R.M.M., de 19 anos, se dedica à atividade musical de corpo e alma e considera a participação no evento um ato meritório. “Subir a Serra da Barriga para uma comemoração como esta é maravilhoso, principalmente para contribuir com valorização da nossa raça. Esse encontro mostra que a resistência negra permanece viva, e nós ficamos felizes com isto”, declarou a adolescente.

Na condução do grupo, o educador social e músico Anderson Ronac realiza o trabalho de resgate dos valores e da história afro-brasileira. “Há mais de seis anos desenvolvemos este projeto de conscientização, cultura e superação de vida. Firmados nesses três pilares, apresentamos a essas meninas quem somos nós, qual a nossa história e como podemos nos posicionar dentro da sociedade de forma integra”, explicou.

A atividade de campo na Serra da Barriga fortalece o trabalho pedagógico de conscientização que é desenvolvido ao longo do ano, como conta o supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos da Silva. “Existe o investimento teórico de formação cultural dentro da unidade e no Dia da Consciência Negra as adolescentes veem na prática todo acontecimento local e têm contato com as pessoas que fazem parte da militância negra no estado de Alagoas”, comenta Thiago.

A solenidade desta quarta-feira contou com a presença do governador em exercício, Luciano Barbosa, do prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas, do secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, do presidente da Fundação Cultural Palmares, Vanderlei Lourenço, e de representantes de movimentos negros de Alagoas.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência