» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Junho Adolescentes participam de final do Campeonato de Futebol Socioeducativo
13/06/2019 - 08h44m

Adolescentes participam de final do Campeonato de Futebol Socioeducativo

Decisão do torneio aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) entre os times da UIM x Kerigma

Adolescentes participam de final do Campeonato de Futebol Socioeducativo

Superintendente da Sumese, Denise Paranhos, entregando troféu de vencedor ao representante do time Kerigma

Texto de Géssika Costa

Fotos de Vitor Beltrão

A manhã desta quarta-feira (12) foi marcada pela integração entre as unidades de internação que compõem o Sistema Socioeducativo de Alagoas. Isso porque a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu a final do campeonato masculino de futebol entre os times que disputaram o torneio.

A grande final foi disputada por adolescentes das Unidades de Internação Masculina (UIM) e Kerigma, que fica localizada no bairro da Santa Amélia.

Em jogo disputado, os socioeducandos da UIM abriram o placar no primeiro tempo, mas acabaram derrotados pelos adolescentes da Kerigma após dois gols do interno M.D. de 15 anos.

...

Ao todo, 70 garotos entre 13 e 17 anos que cumprem medidas socioeducativas participaram do campeonato que durou cinco semanas e envolveu toda a equipe pedagógica e recreativa da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Seprev.

Após o final da partida, o secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Erivaldo Teixeira, cumprimentou os socioeducandos e distribuiu os troféus e as medalhas para as duas equipes que chegaram à final.

“Acredito que um evento como esse tem um grande papel na socioeducação desses jovens, uma vez que trabalha para além da recreação, os aspectos que envolvem a disciplina e a força de vontade para vencer os obstáculos sempre com paciência e esforço”, falou Teixeira.

Para a superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, além de proporcionar uma manhã diferente aos internos, o campeonato também cumpre seu papel no que se refere à socialização.

“O futebol é uma paixão da maioria dos brasileiros e pensamos em utilizar essa ferramenta para integrá-los cada vez mais, na perspectiva que o convívio durante a passagem por aqui possa fazê-los refletir sobre a vida da melhor forma possível e reintegrá-los ao mundo lá fora”, disse.

Autor de dois gols, o adolescente M.D, ressaltou o papel do esporte para a socialização com os outros internos e o empenho da equipe técnica para apresentar o campeonato num padrão profissional.

“Eu que já joguei em um time de futebol de Maceió e sempre gostei de todo tipo de esporte, vejo esse campeonato como essencial para a gente entrar em contato, interagir no gramado com outros meninos e conviver bem com todos não só aqui, mas quando a gente sair para voltar a nossa família. Todo o time sentiu como se tivesse numa verdadeira final de futebol profissional com os uniformes, bolas e até árbitro para apitar o jogo”, destacou.