» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Dezembro Socioeducandos de AL participam do Cidades e Gestores - Congresso e Expo
17/12/2019 - 09h44m

Socioeducandos de AL participam do Cidades e Gestores - Congresso e Expo

Tradicional Feira dos Municípios Alagoanos apresentou uma proposta mais moderna para explorar a arte e a cultura de Alagoas

Socioeducandos de AL participam do Cidades e Gestores - Congresso e Expo

....

A Medida Socioeducativa em Alagoas tem quebrado paradigmas e se tornado modelo para o Brasil em atendimento a jovens e adolescentes em conflito com a lei. Uma prova disto foi a primeira participação dos socioeducandos no maior evento municipalista do Nordeste promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), denominado de Cidades e Gestores - Congresso e Expo, que aconteceu de 12 a 15 de dezembro, no Centro de Convenções de Maceió.

Ao lado de grandes mestres do artesanato alagoano, adolescentes e jovens adultos de ambos os sexos expuseram e comercializaram trabalhos manuais produzidos por eles dentro das Unidades de Internação, como o adolescente E.F.S., de 17 anos, que aprendeu a retratar no azulejo imagens bem nordestinas, como cenários praieiros e paisagens do interior.

“Aprendi a pintar já na medida socioeducativa com um colega mais antigo e lá recebi o material para produzir meus quadrinhos. Agora que já aperfeiçoei minha arte, essa oportunidade surgiu como uma luva para eu mostrar e até vender o meu trabalho”, comenta o adolescente.

.

Durante a internação, os meninos aprendem a pintura em tela e azulejos, criação de origamis e construção de miniaturas utilizando materiais recicláveis. Já as meninas produzem bordados, itens de decoração, laços, bijuterias, entre outros artigos. Para desenvolver os talentos, eles contam com total apoio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), que oferece as oficinas pedagógicas e matéria prima para os trabalhos manuais, como ressalta a superintendente Denise Paranhos.

“Nossos adolescentes são verdadeiros artistas e nós incentivamos ao máximo suas produções e a aproximação social com o público, pois isto é fazer socioeducação. É a primeira vez que participamos de um evento como esse e estamos muito felizes com o resultado”, declarou Denise.

Para a titular da Seprev, Esvalda Bitencourt, expor o artesanato produzido pelos adolescentes da medida socioeducativa representa um avanço significativo para o Estado de Alagoas no processo de ressocialização dos adolescentes.

“Incluir os socioeducandos em uma exposição dessas proporções é um avanço do Governo de Alagoas que merece o aplauso de todos os alagoanos. A equipe da Seprev, por meio da Sumese, está de parabéns, bem como os adolescentes que se engajaram neste projeto e os parceiros, como o Ministério Público e o Judiciário, que contribuíram sobremaneira para esta conquista”, afirmou.

A participação dos adolescentes na exposição foi viabilizada através do Selo Amigo da Socioeducação, proposto pelo Ministério Público do Estado de Alagoas para certificar entidades que desenvolvem ações de responsabilidade social junto ao sistema socioeducativo. O intuído do projeto é criar meios de inclusão social dos adolescentes em conflito com a lei e lembrar que todos são responsáveis, enquanto família, poder público e sociedade, pelo pleno desenvolvimento desses jovens.