Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Dezembro Adolescentes da medida socioeducativa participam do Enem PPL 2019
17/12/2019 - 14h57m

Adolescentes da medida socioeducativa participam do Enem PPL 2019

Notas valem para o ingresso na universidade e financiamento estudantil

Adolescentes da medida socioeducativa participam do Enem PPL 2019

.

A Constituição brasileira diz que todo cidadão tem direito à Educação, e este benefício se estende à pessoa privada de liberdade. Com esse entendimento, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativa (Sumese), oportunizou a participação de 24 socioeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste mês de dezembro.

Os adolescentes e jovens adultos participaram da modalidade Enem PPL, destinada a pessoas que cumprem medidas que incluam privação de liberdade. O exame é a maior prova do Ministério da Educação (MEC) em sua versão que busca reintegrar pessoas socialmente por meio do estudo.

O jovem P.R.L., de 19 anos, está concluindo o ensino médio e sonha em se tornar professor de Educação Física. Ele fala com orgulho dos estudos regulares que cursou dentro da Unidade de Internação, dos professores que o incentivaram na prática do esporte e se diz grato pela oportunidade de retomar os estudos que abandonou ainda no início da adolescência.

“Não estudei enquanto estava lá fora, mas aqui eu concluí o Ensino Fundamental e já vou concluir o Médio para conseguir minha certificação. A prova do Enem foi ótima e aguardo um resultado positivo para entrar na universidade e mudar de vida. Agradeço a todos os que que contribuíram para que eu tivesse essa oportunidade”, declarou.

Segundo a gerente de desenvolvimento integral da Sumese, Cássia Moreno, a prova é um fator importante para o retorno desses jovens à convivência social. “Com o Enem, esses garotos têm a chance de trilhar um caminho acadêmico e ter acesso a novas oportunidades que ajudarão no êxito do seu retorno à sociedade. Por isso, o exame é tão importante para nós, ele representa a certeza de que a educação vale a pena”, afirma Cássia.

Este ano, o Enem PPL registou um total de 46.163 inscrições em todo o país, somando adultos que cumprem penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Com base em critérios utilizados pelo MEC, o exame permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência