Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Dezembro Adolescentes da medida socioeducativa celebram o natal com os familiares
20/12/2019 - 16h44m

Adolescentes da medida socioeducativa celebram o natal com os familiares

Todas as Unidades de Internação serão contempladas com as festividades

Adolescentes da medida socioeducativa celebram o natal com os familiares

llll

Fortalecendo os vínculos familiares dos jovens e adolescentes que cumprem medida de internação em Alagoas, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) está promovendo uma programação natalina dedicada exclusivamente aos socioeducandos e suas famílias. As comemorações acontecem de 16 a 27 de dezembro e todas as Unidades de Internação serão contempladas.

O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos da Silva, explica que muitos dos adolescentes chegam à medida socioeducativa com o convívio familiar fragilizado, o que é intensificado com o ato infracional. Eventos comemorativos como o de final de ano oferecem, então, a chance de uma reaproximação.

“Alguns adolescentes nunca participaram de uma festa de natal, nunca sentaram com a família para cear, então nós oferecemos essa oportunidade aqui dentro. Na comemoração, eles participam do coral, recitam poemas, leem mensagens e nós resgatamos a religiosidade da data, tudo para compor o clima natalino e estimular a aproximação familiar”, afirma o supervisor.

lil

O socioeducando V.J.S.S. tem 17 anos e cumpre medida na Unidade de Internação Provisória Masculina. Ele se emocionou muito durante o evento e passou a maior parte da festa abraçado com a mãe e o irmão caçula. “É muito bom poder matar a saudade daqueles que a gente ama, principalmente em um momento tão lindo como este. Estou feliz demais em ficar junto com a minha mãe e o meu irmão, que eu já não via há um bom tempo”, relatou.

Segundo a gerente de desenvolvimento integral da Sumese, Cássia Moreno, o mês de dezembro é um período muito sensível para todas as Unidades de Internação e também para a equipe de profissionais envolvida na assistência e no cuidado com os adolescentes, pois é quando se intensificam as ações educacionais e pedagógicas.

“É um momento especial, quando a integração é intensificada. Nós encerramos um ciclo e iniciamos outro, sempre implantando a paz e trazendo o melhor da equipe. Este trabalho é correspondido pela família, que atende ao nosso convite e participa junto conosco dessa festa tão maravilhosa. Nosso desejo é que este clima de alegria e esperança se estabeleça durante todo o ano de 2020”, declarou Cassia.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

null

Portal da Transparência