» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Abril Seprev orienta prefeitos para utilização de Sistema para Infância e Adolescência
22/04/2019 - 11h35m

Ferramenta de âmbito nacional, o SIPIA concentra todas as informações sobre violações de direitos da criança e do adolescente

Texto de Victor Brasil

Fotos de Vítor Beltrão

Com o objetivo de ampliar a utilização do Sistema Nacional para Infância e Juventude (SIPIA) por parte dos Conselhos Tutelares de todo o estado, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta segunda-feira (22), de um encontro com diversos prefeitos na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Durante a ocasião, foi apresentada a funcionalidade do SIPIA, que organiza e automatiza a rotina de trabalho dos conselhos tutelares, que podem utilizar a ferramenta para registrar os atendimentos e gerenciar os documentos emitidos durante a aplicação das medidas protetivas. Dessa forma, o sistema pode fornecer dados e informações sobre violações de direito de crianças e adolescentes, auxiliando inclusive na formulação de novas políticas públicas.

“Esta é uma ferramenta de extrema importância para o Sistema de Garantia dos Direitos, uma vez que são os dados extraídos dele que irão dar o norte para a formulação das políticas voltadas para crianças e adolescente”, enfatizou a superintendente interina da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia.

Para que o Sistema tenha total funcionalidade é preciso que as Prefeituras Municipais tomem conhecimento da ferramenta e solicitem um kit de utilização ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “A implantação do sistema não acarretar nenhum ônus para os municípios. Neste processo, a Seprev está atuando na capacitação dos conselheiros tutelares e na orientação para implantação nos municípios”, disse Samylla Gouveia.

ama_sup_cri