» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Outubro Casa de Direitos aumenta 30% o atendimento no último trimestre
16/10/2018 - 15h16m

Casa de Direitos aumenta 30% o atendimento no último trimestre

Evolução positiva, registrada durante os meses de julho, agosto e setembro de 2018, foi impulsionada pelo aumento dos serviços oferecidos

Casa de Direitos aumenta 30% o atendimento no último trimestre

O terceiro trimestre de 2018, que compreende os meses de julho, agosto e setembro, trouxe bons resultados para a Casa de Direitos de Maceió. Isso porque, o índice de atendimentos subiu 30% se comparado ao mesmo período do ano passado. O equipamento, coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), oferece serviços à comunidade do bairro do Jacintinho e região.

Os dados levantados pela Seprev mostram que durante o período mencionado foram realizados 4.053 atendimentos. Já no mesmo período de 2017, 3.112 pessoas foram atendidas pelo equipamento. De acordo com a titular da pasta, Esvalda Bittencourt, a Casa de Direitos atende a população ofertando serviços desde a emissão de documentos até acesso à justiça.

“Desde 2014 levamos os serviços para dentro do bairro do Jacintinho, que foi escolhido por ser um local de grande vulnerabilidade social. No equipamento, funciona ainda o Núcleo de Justiça Comunitária, que auxiliam a mediar os conflitos, evitando que sejam levados ao Judiciário”, afirmou Esvalda.

Além do Núcleo de Justiça Comunitária, atua também no local a Defensoria Pública do Estado e União, Tribunal de Justiça, o Instituto de Identificação, dentre outros órgãos. “O propósito é gerar inclusão social, colaborar com a redução de violência e combater a inconformidade social”, disse a secretária.

A Casa de Direitos está localizada na praça do Mirante do Jacintinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17h.

Casa da Cidadania também registra aumento no atendimento

Além da Casa de Direitos, a Seprev possui outro equipamento que disponibiliza serviços de acesso à justiça e à cidadania. É a Casa da Cidadania, localizada no conjunto Carminha, no Benedito Bentes.

Este equipamento registrou um aumento de 10% no número de atendimentos neste último trimestre. Foram atendidas 4.791 pessoas, entre os meses de julho e setembro de 2018. No mesmo período do ano passado, a Casa atendeu 4.351 pessoas.