» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Janeiro Ronda no Bairro já opera normalmente na área comercial do Jacintinho
06/01/2018 - 09h55m

Ronda no Bairro já opera normalmente na área comercial do Jacintinho

Trios de patrulhamento realizam rondas, abordagens sociais e interagem com comunidade

Ronda no Bairro já opera normalmente na área comercial do Jacintinho

Texto de Ana Daniella Leite

O Ronda no Bairro foi lançado nesta quinta-feira (4), e a tropa, desde então, já realiza o patrulhamento de proximidade e movimenta socialmente o primeiro território ocupado pelo programa, que é a área comercial do Jacintinho, em Maceió, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde até a Escola Municipal Lamenha Lins, com entrada na feirinha e no mirante do bairro.

A Praça do Mirante do Jacintinho, onde está localizada a Casa de Direitos, recebeu programação cultural diversificada na quinta-feira e a população interagiu com os policiais, correspondendo aos objetivos do programa, criar vínculos com a comunidade no perímetro ocupado e ressignificar espaços de convivência mútua. Houve ginástica funcional; campeonato de futsal mirim; apresentação da banda da Polícia Militar de Alagoas e do Afoxé Omorewá; Coral do CAPS Jacintinho; apresentação de capoeira e aula de zumba. A partir da próxima semana, todas as quintas-feiras, às 17h, haverá aula de capoeira, na Praça do Mirante do Jacintinho.

No âmbito operacional, os trios de patrulhamento compostos por militares da reserva e da ativa, além de realizar as rondas no perímetro, também dialogam com comerciantes, transeuntes e moradores, assim como a equipe que compõe a Central de Abordagem Social - responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos e aos programas competentes - que já visita escolas e unidades de saúde da região para explicar a filosofia do Ronda no Bairro.

"O Ronda no Bairro consiste num policiamento mais próximo da sociedade com policiais a pé, em veículos menores, em motos ou bicicletas para que o agente de segurança possa conversar com o cidadão, participar da abertura e do fechamento do comércio, da saída e da chegada dos estudantes", explica o governador do Estado, Renan Filho.

Ronda no Bairro

O programa é mais um aliado das forças de segurança pública de Alagoas. Os trios de patrulhamento atuam nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço diários, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

O Decreto de N° 57.008, de 2 de janeiro de 2018, instituiu o Programa Ronda no Bairro e, os militares voluntários executarão suas funções em seu período de folga, concorrendo a oito serviços, em concordância com a Lei Estadual N° 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) de 8 horas.

Realizado integralmente com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade, o Ronda no Bairro é um programa de governo sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Segurança Pública (SSP), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

E tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

“Esses são os principais objetivos do programa, aproximar os agentes do Estado da população, prevenir a violência social e trabalhar de forma integrada com a Segurança Pública, buscando melhorar ainda mais a redução dos índices de crimes praticados contra o patrimônio público, os chamados crimes de rua, o roubo e o furto”, afirma o coordenador geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.