» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Janeiro Como nos velhos tempos, crianças voltam a brincar ao ar livre no Jacintinho
28/01/2018 - 08h30m

Como nos velhos tempos, crianças voltam a brincar ao ar livre no Jacintinho

Queimado, pega-pega e cabo de guerra estão entre as diversões preferidas das crianças

Como nos velhos tempos, crianças voltam a brincar ao ar livre no Jacintinho

Texto de Ana Daniella Leite

O Ronda no Bairro está conseguindo atrair novamente os moradores da área comercial do Jacintinho à Praça do Mirante, onde fica localizada a Casa de Direitos. As pessoas agora se sentem seguras em frequentar o espaço e em participar das atividades planejadas pela Equipe de Mobilização Social do programa.

No início da manhã deste sábado (27), como já acontece diariamente, cerca de 50 pessoas se exercitaram sob as orientações de educadores físicos: caminharam, correram e realizaram exercícios localizados nas escadarias do local.

Com a chegada dos Patrulheiros Mirins da Base Comunitária do bairro, projeto que é desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL), as crianças e os adolescentes que vivem no entorno da praça se juntaram ao grupo, conheceram um pouco da rotina de um patrulheiro mirim e se divertiram à moda antiga: ao ar livre e com brincadeiras tradicionais.

Queimado, pega-pega, cabo de guerra, partidas de futebol e pintura fizeram parte desse momento de resgate de costumes. E não foi novidade perceber que as brincadeiras continuam agradando as crianças das novas gerações.

“Um dos desafios do Ronda é fazer com que as pessoas percebam a importância de preservar a cultura e os espaços públicos do local em que residem. Com a sensação de segurança restabelecida, elas voltam a frequentar as praças e a participar ativamente das atividades propostas”, explicou o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

Programação semanal

Ao longo dessa semana houve Roda de Diálogo entre os alunos da Escola Estadual Professor Theonilo Gama e os atletas do time CSA – Guerreiros Futebol Americano; Aulas de Zumba; Cineminha do IMA; Batalhas de Hip-hop; Ginástica laboral e a apresentação da Banda Filarmônica Nossa Senhora das Dores.

Ronda no Bairro

60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, em dois turnos de serviço. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

O Ronda no Bairro é um programa de governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

vt