» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Dezembro Videoconferência vai facilitar realização de audiências nas unidades de internação
06/12/2018 - 15h18m

Espaço específico para realização do serviço foi inaugurado nesta quinta-feira (6) pela Seprev e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL)

Com audiências realizadas por meio de videoconferência desde o mês de outubro, o Sistema Socioeducativo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), ganhou, nesta quinta-feira (6), um espaço reservado exclusivamente para a realização deste serviço.

Com duas salas compostas por equipamentos tecnológicos, o espaço de videoconferência dará celeridade às audiências da Justiça e auxiliará no fortalecimento da segurança do sistema.

“Esse projeto só foi possível graças à parceria com o TJ. Com ele, teremos vários ganhos e estaremos cumprindo com vários princípios constitucionais, teremos uma maior economia dos gastos, maior segurança e, principalmente, um cuidado melhor com o nosso adolescente. Isso tudo são ganhos irreparáveis”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

As salas de videoconferência foram instaladas dentro do Complexo de Unidades de Internação Socioeducativa e conta com uma tecnologia de um sistema do próprio Tribunal de Justiça de Alagoas, que já funciona em unidades do Sistema Prisional alagoano.

De acordo com a juíza auxiliar Laila Kerckhoff, da Corregedoria Geral de Justiça, a ideia da videoconferência surgiu por uma necessidade da Corregedoria Nacional de Justiça, que solicitou a criação de mecanismos que controlassem o prazo limite de 45 dias do cumprimento de medidas provisórias.

“A partir daí que surgiu o projeto de implantação de videoconferência nas Unidades de Internação, que daria mais celeridade aos processos, previsto na Constituição, e possibilitaria atender o princípio de eficiência e celeridade para atingir os fins da Administração Pública. E é com grande alegria que, em nome do corregedor-Geral, o doutor Paulo Lima, agradeço à Seprev, que recebeu muito bem essa proposta e prontamente providenciou colocar tudo em prática”, destacou a juíza Laila Kerckhoff.