» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Dezembro Cidadão Legal auxilia na emissão de mais de 10 mil documentos para dependentes químicos
06/12/2018 - 15h17m

Ação se faz necessária para possibilitar a reinserção social e produtiva dos beneficiados pela Rede Acolhe

O projeto Cidadão Legal, lançado pelo Governo de Alagoas, em março deste ano, já disponibilizou a retirada de mais de 10 mil documentos para os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

O projeto objetiva reinserir os dependentes em recuperação no mercado de trabalho e surgiu para fortalecer a Política sobre Drogas em Alagoas, que já conta com programas consolidados como Anjos da Paz e Agentes da Paz.

São documentos como Registro de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e tantos outros que, segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, se fazem necessários para reinserir os dependentes químicos no mercado de trabalho.

“Ter a documentação completa é fundamental para os dependentes químicos após o período de tratamento, visto que muitos deles se utilizam de seus documentos como moeda de troca quando estão consumidos pelo vício das drogas”, explicou Esvalda Bittencourt.

Desde que iniciaram os atendimentos, as equipes do Cidadão Legal já possibilitaram a emissão de mais de 2.400 certidões de justiça estadual e federal, 802 cartões de PIS/PASEP, 459 Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), 362 Certidões de Nascimentos, dentre outros.

Pedro Victor de Lima, de 30 anos, é um dos beneficiados pelo programa da Seprev. Ele, que é eletricista, viveu dependente do crack por sete anos e foi reinserido na sociedade e no mercado de trabalho após ser acolhido por uma das comunidades acolhedoras da Rede Acolhe e passar por todo o processo de reinserção, desde as capacitações até a emissão dos documentos.

“Este apoio é fundamental para o resgate do dependente, principalmente porque o trabalho evita a recaída nas drogas e ajuda a dignificar o homem”, disse Pedro, que hoje abriu o seu próprio negócio, uma oficina de eletrodomésticos.