» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Encontro em Viçosa marca os 27 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
01/09/2017 - 15h55m

Encontro em Viçosa marca os 27 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Evento realizado pela Seprev reuniu conselheiros tutelares do Vale do Paraíba e foi registrado com entrega de edição atualizada do ECA

Encontro em Viçosa marca os 27 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Texto de Victor Brasil

Mais de 250 pessoas conselheiros tutelares de todas as regiões estiveram reunidos, nesta quinta-feira (31), no Centro de Convenções de Viçosa, para debater a atuação do órgão na proteção e na prevenção da violência contra o público infanto-juvenil. O encontro foi realizado dentro do cronograma da 7ª edição do Governo Presente.

O encontro, realizado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), teve como marco a entrega da nova edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 27 anos de existência.

“O Conselho Tutelar é um órgão fundamental na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O papel destes profissionais é de extrema importância para o desenvolvimento pleno da nossa sociedade. São eles que trabalham como intermediários entre os meninos e meninas em situações de vulnerabilidade”, destacou o governador de Alagoas, Renan Filho, ao entregar a nova edição do ECA aos conselheiros tutelares da região.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, o encontro foi de extrema importância para garantir o fortalecimento da política da criança e do adolescente em todos os níveis.

“As nossas crianças e os nossos adolescentes devem sempre ser foco das nossas atuações. Ter em mãos uma edição atualizada do ECA é garantir um total embasamento para assegurar a proteção das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Desta forma, estaremos mudando o futuro e prevenindo a violência em nosso estado”, enfatizou Esvalda Bittencourt.

Durante o encontro, os participantes puderam debater acerca das evoluções e dos avanços após os 27 anos do ECA. Além disso, os conselheiros receberam uma formação especial sobre Prevenção ao Suicídio de Crianças e Adolescentes. Neste momento, foram ministradas palestras sobre os fatores psicossociais, a depressão, o papel dos educadores e da família e os riscos do jogo Baleia Azul.