Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Programa Ronda no Bairro conclui instrução de militares da reserva
01/12/2017 - 10h10m

Programa Ronda no Bairro conclui instrução de militares da reserva

Voluntários irão compor a tropa que atuará no patrulhamento de proximidade nos territórios de atuação do Programa

Programa Ronda no Bairro conclui instrução de militares da reserva

Texto de Ana Daniella Leite

 

Durante os últimos cinco dias, os policiais e bombeiros militares da reserva participaram da capacitação de nivelamento organizada pela coordenação do Programa Ronda no Bairro, que irá atuar junto às demais Forças de Segurança Pública, nos territórios já determinados para sua execução. A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche, foi o local escolhido para a realização do evento, que teve por objetivo aprofundar o conhecimento acerca dos pilares do Programa.

 

Desde a última segunda-feira (27), o grupo recebe instruções teóricas sobre a legislação do Programa, os conceitos de policiamento comunitário, a abordagem social a grupos específicos tradicionais, o funcionamento dos Anjos da Paz, os conceitos de policiamento escolar, a requalificação de espaços de espaços urbanos e os conceitos e desafios da comunicação na era digital e sobre o Programa (Proerd).

 

Além disso, receberam treinamento para o manuseio de armamento não letal, o funcionamento do sistema de videomonitoramento do Estado e instruções práticas para direção defensiva em automóveis, motocicletas e bicicletas, aplicadas ao patrulhamento ostensivo.

 

“Agradeço a cada um de vocês por escolherem continuar contribuindo com as suas experiências para o bem da população alagoana. O Ronda no Bairro é um projeto pensado para aproximar os agentes de segurança da população, para alicerçar os preceitos de prevenção à violência. A disponibilidade de vocês é fundamental para o sucesso dessa nova empreitada”, disse Esvalda Bittencourt, secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), aos policiais e bombeiros militares voluntários da reserva, durante o encerramento da capacitação, nesta sexta-feira (01).

 

O Programa Ronda no Bairro é um Programa de Governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP). Inicialmente, estará presente em perímetros determinados no Centro, na Orla Marítima e no Jacintinho.

 

“É uma nova forma de fazer segurança, uma nova forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção em prol de uma sociedade mais harmônica. Esperamos criar vínculos com os moradores, frequentadores, comunidade escolar e comercial em cada um dos nossos territórios”, concluiu o coronel RR Maxwell Santos e coordenador do Ronda no Bairro.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

Portal da Transparência