Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Partida de futebol ajuda na recuperação de dependentes químicos
28/12/2017 - 12h53m

Partida de futebol ajuda na recuperação de dependentes químicos

Confraternização de final de ano contribuiu para ressocializar acolhidos da comunidade Inovi, em Rio Largo

Partida de futebol ajuda na recuperação de dependentes químicos
Texto de Vítor Beltrão

Uma partida de futebol, na manhã desta quarta-feira (27), marcou a confraternização entre os dependentes químicos em recuperação da comunidade acolhedora Instituto Nova Vida (Inovi), vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), e o time Juvenas Futebol Clube.

A partida ocorreu na Arena Rocha, no município de Rio Largo, e, entre chutes e gargalhadas, terminou com o placar de 15 a 12 para a equipe do Juvenas. Ao todo, vinte e um acolhidos participaram da comemoração, que teve como objetivo principal a socialização e interação com pessoas fora da comunidade, além de ajudar no processo de superação da dependência química.

 

Segundo a psicóloga da Inovi, Thaís Amorim, a iniciativa surgiu em acordo com o trabalho terapêutico já praticado no dia a dia. “É com ações como essa que mostramos aos acolhidos que é possível viver sem drogas, pois eles interagem com pessoas da mesma faixa etária, que também passam por problemas, como todo mundo, mas que levam uma vida normal, sem precisar fazer uso de substâncias psicoativas”, explicou a psicóloga.

 

Ainda de acordo com a psicóloga, atividades externas são muito importantes para a recuperação dos dependentes químicos. “Hoje foi o futebol, amanhã uma ida à praia, depois uma visita ao cinema. Aos poucos, eles vão reconquistando a confiança e o espaço na sociedade. É um trabalho delicado, mas recompensador”, conclui Thaís.

Segundo o capitão do Juvenas Futebol Clube, Luciano Rios, a aprendizagem é mútua. “Todo fim de ano fazemos um jogo para confraternizar e, este ano, resolvemos convidar os acolhidos da Inovi para essa partida. É muito proveitoso, porque, além da diversão, nós aprendemos muito com eles”, disse Luciano.

futebol1

futebol2

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

Portal da Transparência