Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 Dezembro Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas é aberto com debate sobre políticas públicas
19/12/2014 - 15h54m

Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas é aberto com debate sobre políticas públicas

Especialistas, legisladores, policiais e educadores participam do evento no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas é aberto com debate sobre políticas públicas

Secretário Adalberon Sá Júnior agradeceu a presença dos participantes na abertura do Seminário (foto: Ascom/Sepaz)

Ascom Sepaz

As políticas públicas estaduais e nacionais voltadas para a prevenção ao uso de drogas foi o tema da abertura do I Seminário Estadual de Prevenção, organizado pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Durante a abertura oficial, o secretário da Sepaz, Adalberon Sá Júnior, agradeceu a presença dos educadores e frisou que aquele era o momento para reflexão e construção de novas políticas sobre o tema. “Cada um de vocês veio aqui com uma motivação, por isso, todos vão colaborar com esse debate e sair daqui também melhor preparados para lidar com situações do dia a dia”, destacou o titular da Sepaz.

A Coronel Valdenize Ferreira, coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que também participou da mesa de abertura, disse que, devido ao trabalho da Sepaz, os integrantes do programa “não estão sozinhos nessa caminhada”.

A presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), Rayssa Coutinho, e o superintendente da mesma área da Sepaz, Luan Gama, salientaram que os debates envolvem as políticas públicas que já existem e também aquelas que ainda não existem, mas que precisam ser criadas.

Luan Gama lembrou ainda que no sábado (20), durante as oficinas, os participantes vão sugerir propostas para uma nova campanha de prevenção às drogas que deverá ser executada pelo Governo do Estado em 2015, assim como foi feito com a campanha “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem”, neste ano de 2014.


Políticas públicas


O primeiro palestrante desta sexta-feira foi o deputado federal Givaldo Carimbão, que é relator do Projeto de Lei 7.663/2010 e autor do livro “Crack: leva a segurança pública a jogar dinheiro pelo ralo”. Segundo ele, o Brasil vive uma “verdadeira crise por não encontrar uma política pública sobre drogas”.

O parlamentar citou que pelo menos 80% dos presos tiveram envolvimento com drogas. “Para manter o consumo, eles cometiam delitos, por isso foram parar nas penitenciárias. Hoje são 600 mil presos no Brasil que tiveram envolvimento com drogas”, afirmou o deputado. Ele destacou também que o Brasil investe quase “zero” em políticas públicas de prevenção ao uso de drogas e citou custos para se manter um preso nas penitenciárias.

O I Seminário Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas conta com cerca de 700 participantes, entre educadores, professores da rede pública, psicólogos e universitários. Entre eles está a professora Luiza Maciel, de Palmeira dos Índios, que desenvolve um trabalho de análise dos projetos da Sepaz. “É muito importante todo o conjunto de ações da Secretaria, tendo em vista os índices de violência que temos em Alagoas. Este seminário é fundamental para estimular o debate sobre a prevenção, especialmente no ambiente escolar”, disse a professora.

A primeira parte do Seminário foi encerrada no final da manhã de hoje com a apresentação de uma dança típica por índios da aldeia Wassu-Cocal.

Deputado

Deputado Givaldo Carimbão falou sobre as políticas públicas de prevenção

Programação


No sábado, parte dos educadores vão participar de uma oficina de construção de propostas para uma grande campanha de prevenção às drogas no estado de Alagoas em 2015, que serão apresentadas e discutidas por todo grupo no período da tarde.

Enquanto isso, duas mesas redondas com especialistas convidados: "Prevenção e uso de drogas na adolescência", com Cesar Pazinatto, especialista em Programas de Prevenção de Drogas em Escolas, e “Prevenção nas Escolas - O que funciona?”, com Luca Santoro – Especialista em Dependência Química pela Unifesp.

A manhã será encerrada com um debate sobre jovens e a propaganda de bebidas alcóolicas no Brasil, mediado por Rayssa Coutinho, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned).

educadores

Educadores vieram de diversos municípios do Estado

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

Portal da Transparência