Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Programas Educação para a Paz

Educação para a Paz

Tendo como foco o desenvolvimento de uma cultura de Paz e não-violência nas escolas e nas Famílias, Cerca de 18 mil alunos de escolas públicas de 17 municípios do Estado já estão sendo educados para a cultura de paz. Eles fazem parte do programa “Educação Para a Paz Nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.

O programa, que utiliza a metodologia do professor João Roberto de Araújo, visa educar o aluno para o autoconhecimento e a convivência pacífica, trabalhando temas como bullying, respeito pelo outro com todas as diferenças, diálogo como fundamento da compreensão, entre outros. O Programa promove a formação continuada e o acompanhamento dos educadores e alunos para a inclusão regular dos conteúdos de cultura de Paz durante os 09 anos de ensino fundamental. Educar nossas crianças para lidar com suas emoções contribuirá para a construção de uma cultura de Paz.

Para fazer o comparativo comportamental das crianças e adolescentes que participam do Programa, existe uma avaliação, aplicada pelos professores no início e no término do ano letivo. O objetivo é observar se o aluno é agitado, tímido, violento, enfim, a personalidade dele. Durante o ano, esse aluno é trabalhado para se tornar uma pessoa com um comportamento melhor. Estimulando a amorosidade, a solidariedade, a amizade e a compreensão, que as crianças inseridas no Programa aprendem todos os dias, através de livros didáticos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros.

A Secretaria de Estado da Promoção da Paz desenvolve o Programa em parceria com os municípios de Penedo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Igreja Nova, Boca da Mata, Rio Largo, União dos Palmares, Satuba, Palmeira dos Índios, Feira Grande, Minador do Negrão, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Igreja Nova, Santa Luzia do Norte e Roteiro. A Cidade de Maceió está sendo envolvido com o Programa através de um Projeto Piloto na Escola Municipal Petrônio Viana no Conjunto Carminha.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

 

Portal da Transparência